Selasa, 14 April 2009

Learning Tattoo, Capítulo 16, Os Contornos ( traços da tatuagem )

Um bom contorno é sempre um bom início de uma boa tatuagem. Dominar as técnicas dos contornos antes de tatuar a si mesmo ou outras pessoas é uma das régras básicas para ser um(a) tatuador(a). Esta é uma abordagem superficial do tema, a prática, observação e troca de informações com tatuadores são insubstituíveis. Para o início de seu treinamento é aconselhável que tenha a disposição uma máquina regulada para traços e uma regulada para preenchimentos. Deve-se considerar que a máquina de tatuagem vibra ao ser acionada e é muito mais pesada que um lápis ou caneta, portanto, mesmo que você domine as técnicas de desenho, muito treinamento em pele artificial, pele de porco ou mesmo frutas, certamente ajudará a adaptar-se, ganhar firmeza e dominar o "tempo" de seu traço. É importante lembrar que nenhum dos ítens citados é igual a pele humana, sendo a pele de porco e a pele articial as mais semelhantes. Não poupe tinta e energia em seus estudos e nada de fazer testes em você ou "cobaias".

1 - Preparação

Após a aplicação do decalque e vestido do EPI adequado à prática da tatuagem, separe uma pequena porção de vaselina sólida que será aplicada em finas camadas nos locais onde serão aplicados os traços. É preciso ter atenção ao injetar a tinta na biqueira (basta ligar a máquina com a biqueira bem próxima a tinta, permitindo que a agulha toque a tinta disponível no batoque) não injete tinta em excesso para não ocorrer escorrimentos e respingos no momento dos traços.

2 - Posicionamento das agulhas e máquina

As agulhas podem permanecer dentro das biqueiras, sendo expostas apenas quando a máquina for acionada, neste caso a biqueira toca, ou aproxima-se bastante da pele para a realização dos traços, ou deixe uma pequena porção da agulha exposta (cerca de 0,5 milímetros), neste caso é possível uma melhor visualização da realização dos traços. Alguns tatuadores trabalham com a biqueira a um ângulo de 45 graus, outros trabalham a um ângulo de 90 graus, assim como varia também a forma como se pega na máquina e a velocidade aplicada nos traços de acordo com a regulagem da máquina, técnica do tatuador e local da tatuagem. Veja o quarto vídeo.

3 - Iniciando os contornos

Aplique uma pequena camada de vaselina sólida sobre o local demarcado com estêncil, assim a agulha deslizará sobre a pele com menos atrito. Com bastante firmeza na mão inicie os traços da tatuagem penetrando aproximadamente um mílimetro da agulha na pele (a exposição da agulha na biqueira pode ser regulada através do aproximamento ou afastamente da biqueira na máquina). Use a outra mão para apoiar ou esticar um pouco a pele, se for necessário. Começe os contornos da tatuagem sempre da parte de baixo para cima, mantendo visíveis os traços ainda não tatuados. Ao perceber que a tatuagem está com pouca visibilidade devido a tinta espalhada, limpe com algodão ou papel toalha e água com sabão neutro, com cuidado para não apagar as marcas do stencil. Para iniciar, utilize as agulhas soldadas tipo Round de 3, 5 ou 7 agulhas e depois experimente com outros tipos de soldagens.

4 - Finalizando os contornos

Ao finalizar o traço, retire rapidamente a agulha da pele para evitar acúmulo de tinta no final do traço. Se possível, complete o traço de uma só vez. Se precisar parar de traçar retire rapidamente a agulha na direção do traço. Limpe o traço e veja o resultado. Ao reiniciar tenha bastante atenção para não criar linhas duplas ou traços grossos.



5 - Após os contornos

Ao finalizar os traços, utilize sabão neutro com água para limpar a tatuagem. Se necessário troque de máquina ou agulhas para o preenchimento da tatuagem. Caso tenha finalizado a sessão, descarte as luvas, agulhas, batoques e tinta utilizada em lixo adequado à objetos perfurcortantes. Com as mãos devidamente limpas aplique a bandagem. Todo material não descartável deve ser devidamente esterilizado para realização da próxima tatuagem.



6 - Outras Informações Importantes


- O traçado ou contorno, deve ser constante, com a mesma aceleração (exceto para a retirada da agulha ao fim do traço).
- Avise o cliente que iniciará a tatuagem para que não ocorram sustos e movimentos enquanto inicia-se os traços.
- Mantenha a calma, a concentração e controle sua respiração.
- Aplique uma fina camada de vaselina sempre que iniciar o traço.
- Comece os traços da tatuagem de baixo para cima.
- Use a quantidade de agulhas adequada para cada espessura de traço pretendida.
- Sempre que finalizar um traço, retire o excesso de tinta na região tatuada, tomando o cuidado para não apagar o stencio que marca a tatuagem.
- É comum ocorrer um pequeno sangramento após os traços, mas por vezes não ocorre, cuidado para não introduzir demasiadamente a agulha na pele para evitar ferimentos e traços disformes.
- As agulhas devem estar bem soldadas e fluirem livremente dentro da biqueira, sem atrito demasiado com a mesma. Retire sempre o excesso de solda nas agulhas. Se necessário, utilize um ou dois elásticos pressionando a haste contra a máquina para evitar movimentos irregulares da agulha.

7 - Vídeos

Abaixo seguem cinco vídeos de tatuagens traçadas, entre eles a prática de traços em laranja com dicas e uma caveira tatuada em pele de porco.







8 - Link indicado

Antes de começar a praticar, faça uma visita ao site Drago Art. O site dispõe de muitos tutoriais e dicas de desenho. Destaque para os passo-a-passo de de traços de dragões, fadas, unicórnios, animais, anime e manga, pessoas, entre outros. No total são 1220 tutóriais publicados atualmente.

Obs.: Contamos sempre com a sua contribuição para que estas lições fiquem cada vez mais completas. À todas as informações cedidas, serão atribuídas os devidos créditos Se preferir, deixe um comentário.

Para receber gratuitamente as lições em seu e-mail, assine nosso feed.

Índice

Tidak ada komentar:

Poskan Komentar