Selasa, 26 Agustus 2008

Learning Tattoo - Capítulo 13, Desenhos para Tatuagem

Capítulo 13


1 - A escolha dos desenhos

Expositor de DesenhosOs clientes escolhem os desesenhos para tatuar de formas diferentes. Alguns escolhem os desenhos no próprio estúdio, em séries de desenhos para tatuagens, criadas pelo próprio tatuador ou séries de outros tatuadores; outros levam ao estúdio um desenho ou recorte de revista, servindo de referência ao tatuador; expõe suas idéias ao tatuador que, por sua vez, cria um desenho personalizado; e há quem solicite que o tatuador crie o desenho diretamente na pele, sem o uso de uma matriz, técnica conhecida como freehand tattoo.

2 - As Séries de Desenhos para tatuagem

Grande parte dos tatuadores profissionais, dedicam parte de seu tempo à criação de séries de desenhos para tatuagens. Geralmente as séries são comerciais, com pequenos desenhos, seguindo sempre as tendencias nos estúdios de tatuagem, outras vezes são escolhidos temas como: orientais, tribais, comics etc., mas pode-se optar também por animais, realistas, imagens de filmes, ou o que a criatividade do desenhista ou tatuador permitir. Para valorizar cada folha, pode-se criar desenhos ou imagens sutis nas bordas ou extremidades das folhas.

Na maioria das vezes o tatuador fica com os desenhos originais ou matriz e fazem fotocópias coloridas em alta definição para comercialização. Confira abaixo algumas vantagens na criação de séries próprias de desenhos para tatuagem.

Folha de Série de Desenhos Folha de Série de Desenhos


- Prática de desenho, que influencia diretamente nas tatuagens.
- Desenvolve ainda mais noção de luz e sombra.
- Adquirem cada vez mais firmeza em seus traços.
- Divulgam a qualidade de seus trabalhos.
- Oferece a seus clientes opções de escolhas de criações próprias.
- Pode-se experimentar novas técnicas de desenho.
- Pode-se concorrer em convenções de tatuagem, em concursos de séries de desenhos. Os concursos geralmente são divididos em série de desenhos preto e braco, série de desenhos coloridos, série de desenhos orientas e série de desenhos femininos, podendo por vezes contar com outras categorias criadas pela organização da convenção. Atenção, para concorrer deve-se estar inscrito no convenção e no concurso.
- Comercializar suas séries de desenhos no próprio estúdio, em convenções de tatuagem, na Internet ou em lojas de equipamentos para tatuagem. O preços das séries podem variar de acordo com a qualidade dos desenhos, tiragem, quantidade de folhas, premiações e tatuador.

Folha de Série de Desenhos Folha de Série de Desenhos


3 - Materiais utilizados

Lápis AquarelávelDiversos tipos de lápis, hidrocor, tinta, papel e outros materiais, podem ser usados na criação de séries de desenhos para tatuagem. Confira alguns deles:

Papel Craft
Papel Sulfite
Papel Canson
Papel Vegetal
Caneta para retroprojetor
Caneta hidrocor
Caneta Nankin
Lápis de cor
Lápis Pastel
Lápis Aquarelável (Sanford, Caran d'ache, Faber Castel)
Pincéis
Grafite do H ao B
Limpa Tipos
Mesa de luz
Entre outros materiais e equipamentos e marcas de sua preferência.

4 - Dicas de desenho

Pintura de M.C. EscherConhecer e dominar as técnicas e materiais escolhidos é excencial para criação de belos desenhos em qualquer área. Seja com hidrocor, grafite ou lápis aquarelável, pratique muito, conheça seus limites, descubra as dificuldades, facilidades e possibilidades. Um bom relacionamento com o material utilizado influenciará diretamenete em seus desenhos.

Faça exercícios, estes refletirão diretamente na "firmeza" dos traços de suas tatuagens. Dedique algumas folhas de papel a círculos, linhas retas, linhas paralelas, em "S", buscando a perfeição em cada traço. Por mais que sejam monótonos e repetitivos, estes são ótimos exercícios de coordenação motora. Podem ser usados também como "aquecimento" antes de se iniciar o desenho principal.

Pátique DesenhoOutro detalhe importante, é a escolha das cores utilizadas em seus desenhos, mesmo tratando-se de séries de desenhos para tatuagem. Procure informações sobre a teoria das cores, existem diverses livros sobre as teorias das cores e suas influências no ser humano, neste site, encontram-se informações importantes sobre teorias das cores, com: cores análogas, complementares e neutras, luminosidade, intensidade e características. Outro bom exercício é dar cores diferentes ao mesmo desenho para perceber os resultados.

O local escolhido para seus estudos e criações dever ser ventilado, bem iluminado e confortável. Os canhotos devem ter a luz de cima, à direita, sendo luz natural ou luminária, aos destros o inverso. A mesa de luz ou superfície de apoio deve estar estável, ao nível da barriga, com inclinação de 5 a 15 graus. A cadeira deve ser confortável o bastante para você produzir por muito tempo e deve estar a uma altura que permita pousar os pés no chão, sem cruzá-los.

DesenhoOs lápis aquareláveis da marca Carandache são mais suaves, os lápis aquareláveis da marca Faber Castel são mais fortes. O uso destes dois lápis podem gerar bons resultados. Em desenhos preto e branco ou reslistas, geralmente usam-se os lápis 2B, 4B e 6B.

O Nankin pode ser uma boa opção de acabamento para as linhas de seus desenhos, considerando que elas podem ficar um pouco embaçadas com grafite e podem perder um pouco de visibilidade ao serem fotocopiadas.

5 - Registro de Séries de Desenhos

Fundação Biblioteca NacionalAssim como qualquer obra artística, as séries de desenhos estão sujeitas à pirataria.

Registrar suas séries na Fundação Biblioteca Nacional, pode ser uma boa alternativa para proteger suas séries de desenhos contra a pirataria. Os custos são relativamente baixos e os pagamentos podem ser feitos em agência bancária.

Para registrar sua série, acesse o site www.bn.br clique em "Serviços a Profissionais", "Escritório de Direitos Autorais", "Registros/Serviços".

Adquirir séries de desenhos diretamente com os criadores ou empresas autorizadas, é outra forma de combater a pirataria de séries de desenhos, valorizar o seu trabalho e de seu colega.

6 - Vídeos

Selecionamos três vídeos do tatuador Alexandre Dallier, durante a criação de suas séries de desenhos para tatuagem, algumas delas premiadas em grandes convenções de tatuagem. O primeiro vídeo é um making-off de 2006 e os outros dois são imagens da criação da série de desenhos 2008, utilizando a técnica grafite sobre papel vegetal, em um clima bastante descontarído.





Obs.: Contamos sempre com a sua contribuição para que estas lições fiquem cada vez mais completas. À todas as informações cedidas, serão atribuídas os devidos créditos.

Para receber gratuitamente as lições em seu e-mail, assine nosso feed.

Índice

Tidak ada komentar:

Poskan Komentar