Jumat, 02 November 2007

1ª Convenção Internacional de Tatuagem de Cascavel

Nos dias 25 e 26 de agosto, aconteceu a 1ª Convenção Internacional de Tatuagem em Cascavel-PR, o TATTOOING, onde se reúniram várias personalidades marcantes do mundo artístico da tatuagem, no Centro de Convenções e Eventos da cidade.

Com o objetivo de divulgar e defender os princípios desta arte, o Tattooing trouxe grandes nomes como Massao Nissiuti, Elsio Sespede (Polaco), Daniela Vasconcellos (Dani mãos de fada) e Marco Teix.

Massao veio de Bragança Paulista (SP) e realiza a técnica oriental do Tebori, onde a pessoa deita em uma esteira e é perfurada com uma agulha que vai presa em uma espécie de varinha de bambu. “Tudo o que sei foi resultado de muito esforço na época em que morava no Japão. E a sorte que tive de aprender com um mestre, que me aceitou como discípulo e me passou tudo o que sabia. A única coisa que ele me pediu, foi para que eu honrasse o que ele estava me ensinando. E a isso, dou muito valor”, diz o tatuador.

Polaco direciona seu trabalho para varias ramificações da arte, como disponibilizar seu acervo de fotos e desenhos que mostram a evolução da tatuagem e os equipamentos usados em varias épocas, no Museu Tattoo Brasil. O Museu fica em São Paulo (SP) e foi inaugurado em abril deste ano, ao lado do seu estúdio. Segundo Polaco “a idéia foi homenagear e retratar os 50 anos da tatuagem no Brasil".

Dani mãos de fada é de Florianópolis (SC) e mostrou que as mulheres também dominam as técnicas da tatuagem. Trabalhando com a arte há 9 anos, ela conta que no início de sua carreira enfrentou preconceitos por ser nova, mulher e não seguir o estilo padrão dos tatuadores. Dona de uma clássica beleza, a tatuadora viaja sempre em busca de divulgar seus trabalhos e traduzir os pensamentos de seus clientes em desenhos na pele.

Teix desenvolveu um trabalho - juntamente com sua esposa - de passar seus desenhos para roupas e acessórios como bolsas, bótons, bijuterias e bonés. Assim, a pessoa tatuada pode levar consigo o desenho na pele, e numa camiseta, por exemplo. Para isso em seu local de trabalho, Curitiba (PR), conta com uma loja dentro do próprio estúdio.

Ou seja, esses ícones da tatuagem provaram que “a tattoo é mais do que o estilo próprio, é a tradução dos ideais de cada um”.

O evento contou também com exposição de materiais, apresentação de bandas, grupos de motociclistas de todo o país, e show de Suspensão Corporal.
A Suspensão Corporal teve origem há milhares de anos, em diferentes tipos de culturas. Vários povos utilizavam-na (e ainda utilizam) como pretexto de religiosidade, cultos espirituais, fetiche ou apenas pela adrenalina produzida.


Tidak ada komentar:

Poskan Komentar